Histórias de Moradores de São João da Boa Vista

Esta página em parceria com o Museu da Pessoa é dedicada a compartilhar histórias e depoimentos dos Moradores da cidade.

História da Moradora: Célia Cassiano
Local: São Paulo
Publicado em: 8/07/2015




As roupas da minha infância

Sinopse:

Célia tem cinco irmãs e conta como era na infância a escolha dos modelos das roupas "de casa" e das "roupas de domingo".

História
:

Sou a mais velha de seis filhas. Em São João da Boa Vista, onde morávamos, éramos chamadas de “seis Marias”, porque todas nós temos o nome composto por Maria. A diferença de idade entre nós é bem pequena: eu fiz sete anos em dezembro de 1963 e a caçulinha nasceu em janeiro de 1964.

Seis crianças brigam bastante disputando desde espaço, brinquedos, até a atenção dos pais. Mas a maior parte da nossa infância foi com brincadeiras e muitas risadas. Um dos motivos de divertimento eram as roupas. As roupas do dia a dia, chamadas de “roupas de casa” eram feitas pela minha mãe. Ela dizia que “sapecava” umas roupinhas. Geralmente eram todas do mesmo modelo e tecido de algodãozinho estampado ou xadrez; para não misturar minha mãe bordava em algum lugar os nossos nomes.

Lembro muito dos nossos pijamas bordados....Tínhamos uma costureira, a Odete, que fazia as “roupas de domingo”. Era uma festa escolher os modelos. Minha mãe folheava todas as revistas alemãs e planejava os enfeites com fitas de cetim, flores de tecido, barras de bordado inglês, os tipos de botões. Eram escolhidos dois modelos de roupas: um para as três meninas mais velhas e outro para as três mais novas. Alguns dias depois vinham as provas, vestir com cuidado as roupas alinhavadas e marcar com alfinetes o que deveria ser ajustado.

Eram momentos tão gostosos que muitos anos depois eu quis fazer uma escola de corte e costura e durante minha adolescência fiz várias roupas para mim, para minhas irmãs e até para amigas. Desta vez, nada de revistas alemãs: eram batas bem largas, cheias de fitas e flores tingidas e manchadas. Mas essa fase será contada em outra história.

  Sobre o EncontraSãoJoãodaBoaVista
Fale com EncontraSãoJoãodaBoaVista
Anuncie no EncontraSãoJoãodaBoaVista
Cadastre sua Empresa no EncontraSãoJoãodaBoaVista (grátis)



Termos EncontraSãoJoãodaBoaVista | Privacidade EncontraSãoJoãodaBoaVista


Bandeira de São João da Boa Vista