São João da Boa Vista: Inpaer lança primeira remessa de aviões cem por cento sanjoanenses
sexta-feira, 10 de agosto de 2012Há cerca de 10 anos, quando o prefeito Laert de Lima Teixeira se propôs a investir, com afinco, recursos da municipalidade no aeroporto local, muita gente estranhou. O então administrador vislumbrava, ainda naquela época, que as parcerias com o Senai (Serviço Nacional da Indústria) promoveriam, com certeza, diversos cursos técnicos que poderiam transformar a cidade, no futuro, em um pólo aeronáutico.
Já os críticos acreditavam que as cifras depositadas no ramo não teriam retorno e que essa postura privilegiaria a comunidade mais rica. Ledo engano.
Hoje, o Aeroporto Municipal de São João da Boa Vista é tido como referência entre os especialistas, sendo cogitado, inclusive, para centralizar operações de companhias aéreas em vôos regionais. Lá dentro, além dos hangares de aluguel, já estão funcionando, a todo vapor, duas empresas de peso para a economia local. Para completar, a pista, uma das melhores de SP, virou entreposto de aeronaves particulares, que trazem importantes empresários para a cidade, fechando negócios muito significativos.
Atraindo investidores e contando com o apoio direto de Toninho Curtiu, que foi presidente do aeroclube, a cidade mostra uma vocação aérea que pode polarizar as atividades desse segmento. Esse é o pensamento de Caio Cesar Jardini Jordão, Diretor Técnico da Inpaer (Indústria Paulista de Aeronáutica), empresa que chegou a São João, no começo do ano, e está lançando a primeira leva de aeronaves construídas totalmente no novo galpão da firma.
FILHOS DA TERRA
Quem circula pela fábrica da Inpaer em São João, pode se surpreender com a juventude da maioria dos operários. Rapazes que mal começaram a se barbear já estão diante de motores importados, fazendo complexas instalações de peças que são essenciais para o bom funcionamento das aeronaves, vendidas entre R$ 180 e 300 mil.
A esse caráter jovial, arrojado, deve ser somado um amplo investimento em formação e tecnologia. Nos corredores da linha de montagem, máquinas chinesas, de última geração, mostram o prestígio da indústria junto ao BNDES, que financiou boa parte dos aparatos que são utilizados no galpão. Alguns, como o software de engenharia Solidworks, o Router 3D e o centro de usinagem digital, merecem destaque pela complexidade e precisão.
Com tudo isso, em menos de um ano de casa, a Inpaer já lança a primeira “família” de aeronaves sanjoanenses. Um dos produtos, o avião Conquest 180 LSA, é o primeiro a ser desenvolvido no país, atendendo totalmente às exigências para aviação leve.
O lançamento marca a sagacidade dos dirigentes da empresa que, em 2011, perceberam o novo padrão adotado pela aeronáutica dos Estados Unidos e apostaram que, em breve, o Brasil passaria a adotar o mesmo sistema. Dito e feito! Quando a ANAC sacramentou a adoção dos princípios norte americanos, a Inpaer já tinha o protótipo pronto, utilizando mecanismos top de linha para sair na frente da concorrência.
São João tem parte importante nas novas conquistas da Inpaer: uma parte de 5000 m², com capacidade produtiva de até 10 novos aviões por mês. Do estofamento aos detalhes elétricos, tudo é produzido no local. As encomendas do novo Conquest devem ser feitas com seis meses de antecedência. A partir de 2013, o prazo para produção deve ser reduzido pela metade.
Fonte: O Município
Bom dia, gostaria de saber se realmente esta empresa é de São João da Boa Vista- SP?
Pois encontrei pela internet e gostaria de enviar um curriculum à vocês sou de Vargem Grande do Sul- SP.
Tem algum e-mail específico que eu possa enviar?
Fico no aguardo de uma resposta
Obrigado
Olá, Tarlington.
De qual empresa você se refere?
Att.,
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