• página inicial|
  • notícias S. J. Boa Vista|
  • busca|
  • sobre S. J. Boa Vista|
  • cadastrar empresa|
Notícias da cidade São João da Boa Vista
siga-nos:
Blog de S. J. Boa Vista
Encontra S. J. Boa Vista no Google+
siga o Encontra S. J. Boa Vista no Twitter
siga o Encontra S. J. Boa Vista no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y

Aumenta incidência de descargas elétricas em São João da Boa Vista e região

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


A incidência de raios é alta na região. Enquanto a média nacional é de cinco descargas elétricas por quilômetro quadrado, Rio Claro (SP) tem 10,10, seguida pela cidade de São Carlos (SP), com 8,26, e Araraquara (SP), com 8,25.

As ocorrências aumentaram significativamente este ano. Nos primeiros 20 dias deste mês, o número em Rio Claro subiu de 87 para 658. Em Araraquara, passou de 377 para 916, e em São Carlos, de 321 para 565.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), não há uma explicação para esse alto índice na região. Os técnicos alertam, entretanto, que a temperatura do Oceano Atlântico está ligeiramente acima da média na costa brasileira e isso deve favorecer a ocorrência de raios.

Outra explicação para tantas descargas elétricas é o aumento da poluição e do aquecimento global. “Isso produz maior evaporação de água do oceano, que aumenta a umidade na atmosfera alta e o número de partículas”, explica o Iori Borissevitch, físico da USP de Ribeirão Preto.

Casos

Há cerca de 20 dias, raios queimaram o equipamento inversor de freqüência, instalado perto das bombas de captação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos. O abastecimento foi prejudicado e dez mil casas ficaram alguns dias sem água.

Em São João da Boa Vista (SP), o aposentado José Carlos Vicente, de 52 anos, flagrou com uma câmera a queda de um raio no quintal de sua casa, a cerca de 2 metros de onde estava, no bairro Jardim Cledirna.

“Eu já estava há um ano tentando registrar um raio, mas não tão perto. Eu assustei. Falam que raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas eu não acredito. O clarão foi tão grande e intenso que parecia coisa de filme de ficção”, brincou.

Fonte: G1

Esta notícia foi publicada em sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 a 12:52 na categoria Notícias SJBV.

Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    4
  • Informações Úteis

    • Envie Notícia
    • Sobre o blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Programação do carnaval Folia na Estação das Artes em São João da Boa Vista
    • PAT de São João oferece 5 vagas
    • Ultraje a Rigor e Arnaldo Antunes confirmados para a Virada Cultural Paulista em São João da Boa Vista
    • Sábado é dia de Caminhada da Lua Cheia em São João da Boa Vista
    • Posto de Atendimento ao Trabalhador oferece 20 vagas em São João da Boa Vista
    • Departamento de Esportes de São João promove atividades de recreação gratuitas nos centros esportivos
    • Inscrições abertas para curso gratuito de Multimeios Didáticos no Instituto Federal de São João
    • Ultramaratona tem largada em São João da Boa Vista
    • 5ª edição da Parada de Natal de São João da Boa Vista segue até dia 22
    • Prefeitura divulga programação de Natal em São João da Boa Vista
  • Categorias

    • Cursos SJBV (9)
    • Empregos SJBV (7)
    • Eventos SJBV (15)
    • Notícias SJBV (165)
    • Reclamações SJBV (2)
    • Serviços SJBV (28)
    • Shows SJBV (2)
    • Trânsito SJBV (1)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias da cidade São João da Boa Vista
Termos do Serviço | Política de Privacidade
Close

Receba noticias sobre S. J. da Boa Vista por email

  • Todo dia noticias somente da sua cidade!
  • Fique informado de eventos, promocoes e tudo que acontece onde voce mora.
  • E o melhor de tudo, e gratis!

Preencha abaixo

Seu e-mail nunca sera divulgado.